domingo, 12 de dezembro de 2010

Bagagem de mão I

O que mudou nos artigos que podem transportar na bagagem de mão por quase todos os aeroportos?

Desde 6 de Novembro 2006 só lhe é permitido levar na bagagem de mão pequenas quantidades de líquidos. Estes líquidos têm que estar em embalagens individuais com uma capacidade máxima de 100 mililitros cada.

Tem ainda que as transportar num saco transparente, fechado e reutilizável, com o máximo de capacidade de um litro por passageiro.

Entende-se por "líquidos":

  • Água e outras bebidas, sopas, xaropes;
  • Perfumes;
  • Pastas, incluindo pasta de dentes;
  • Rímel;
  • Cremes, loções e óleos;
  • Conteúdos de embalagens pressurizadas, incluindo espuma de barbear, outras espumas e desodorizantes;
  • Gel, incluindo de cabelo e duche;
  • Misturas líquidas/sólidas;
  • Qualquer outro objecto de consistência similar;
  • Sprays;
Se tiverem alguma dúvida consultem a vossa agência de viagens ou companhia aérea.

Boas Viagens

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Companhias baixo custo



Na conjuntura actual todos queremos manter certos hábitos, como por exemplo viajar. Como o podemos fazer de forma mais económica?

Uma opção são as companhias aéreas de baixo custo, estas companhias operam para vários destinos na Europa a preços muitas vezes extremamente económicos. O truque para conseguirmos preços económicos é reservar com bastante tempo de antecedência.

A maior parte de nós tem que fazer a marcação das suas férias no inicio de cada ano, essa será a altura ideal para definir as suas datas de viagem e pensar num orçamento. Eu descobri que a melhor forma de economizarmos é a organização.

Hoje em dia muitos de nós dividimos as nossas férias em 2 ou 3 períodos ao longo do ano, escolha para si a melhor data para se ausentar do país. Defina 2 destinos e pesquise os preços das companhias "Low cost".

Verifique os preços para uma data próxima e para uma data 3 ou 4 meses depois, vai ver a diferença de preço e vai ver que é bem mais económico.

Boas viagens.

sábado, 27 de novembro de 2010

Seguro de viagem



Numa altura em que ouvimos constantemente a falar do aumento de impostos, reduções de salários, muitas pessoas não querem sequer pensar em viajar. Para aqueles que ainda conseguem manter este pequeno prazer, devem fazê-lo mas sempre em segurança.


Sempre que se ausentarem do país por um período superior a 24 horas, verifiquem se têm um seguro de viagem. Quando estamos fora do nosso país, se necessitarmos de alguma assistência médica, não temos acesso ao sistema nacional de saúde do país onde nos encontrarmos.


Para usufruirem dessa assistência terão que pagar como se tratasse de uma consulta numa clínica particular. Numa simples visita a uma urgência podem sair com uma conta muito elevada.


Como se podem proteger?


1ª Opção - Junto do seu subsistema de saúde (Instituição responsável pela protecção na doença, ex: ADSE, SAMS, etc) podem solicitar o cartão europeu de saúde. O cartão é gratuíto e tem a duração de 1 ano. Devem é confirmar se o nosso sistema de saúde tem acordo com o País de destino.






2ª Opção - Seguro de viagem. Este terá outras coberturas (bagagem, perda de ligação aérea, etc) para além da assistência em caso de doença. Devem sempre ler cuidadosamente as coberturas e as excepções. Se reservarem a viagem numa agência de viagens podem obter um seguro de viagem a preços muito vantajosos.




O importante é viajarem seguros.




Boas viagens.

sábado, 18 de setembro de 2010

Documentos necessários para viajar


É da responsabilidade dos passageiros procurarem saber que documentos necessitam para sairem do país, seja a viagem de carro, autocarro, avião, barco, etc.

Um cidadão de nacionalidade portuguesa que realize uma viagem dentro do espaço schengen necessita:
. Bilhete de identidade ou cartão do cidadão válido (Cédulas pessoais e boletins de nascimento não são válidos).

Viagens para fora da União Europeia
· Passaporte válido, durante a estadia.
· Alguns países exigem passaporte com mínimo de validade 6 meses, para além do final da viagem. Informe-se na sua agência de viagens dos requisitos necessários para o país de destino.
· Alguns países têm formalidades sanitárias obrigatórias: As formalidades exigidas deverão ser solicitadas ao Hospital Egas Moniz, em Lisboa, ou à Sanidade Internacional de Guindães, no Porto, podendo simultaneamente ser consultado o site da Organização Mundial de Saúde em www.who.int/ith.
. Alguns países exigem visto de entrada

Se o passageiro não for detentor dos documentos acima mencionados de acordo com o seu destino, o seu embarque será recusado.

Confirmem sempre a validade dos documentos.

Boas viagens.
Nota: Foto retirada da internet.